As eletricitárias capixabas foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher (8 de março) com um café da manhã oferecido pelo Sinergia-ES, no dia 3 de março, na portaria central da Escelsa, em Carapina. O Sindicato também entregou às trabalhadoras em energia uma nécessaire como lembrança da data símbolo da luta e das diversas conquistas das mulheres ao longo dos anos.
"O Dia Internacional da Mulher precisa ser sempre reforçado como marca da história das mulheres que vêm a cada dia conquistando mais espaço na vida pública e no mercado de trabalho, reforçando seu valor e sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Com a eleição de Dilma para presidenta do Brasil, as mulheres mostraram que podem chegar aonde desejarem", ressaltou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).
Segundo a secretária de comunicação do Sinergia e secretária da Mulher Trabralhadora da CUT-ES, Maria Margaret Belmiro Lima, um grande desafio da mulher atual é ser reconhecida com igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e na política.
"Exercemos as mesmas funções com remuneração inferiores a dos homens, chegando a uma diferença de 40% para a mulher branca. Para as negras, a diferença é muito maior", frisou Margaret.
A secretária lembra que no próximo dia 28 de março, às 18 horas, haverá uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa e convida a todas para participarem.