A deputada enfatizou a necessidade de união e trabalho para reduzir as desigualdades entre mulheres e homens, ressaltou o compromisso do governo federal de transformar ideal em políticas públicas com prioridade para creche e combate à violência, e lembrou as palavras da presidenta Dilma de que “país rico é país sem pobreza”.
A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-ES e secretária de Comunicação do Sinergia-ES, Maria Margaret Belmiro Lima, defendeu que a Coordenação de Políticas Públicas para as mulheres do governo do Estado, que funciona junto a Subsecretaria de Direitos Humanos, seja transformada em Secretaria Estadual da Mulher.
A Sessão Especial foi um espaço de discussão da violência contra as mulheres, onde foram avaliadas e propostas soluções para melhorar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, que precisam encontrar uma estrutura de serviço que as encorajem e as estimulem a denunciar, tendo em vista a aplicação da Lei Maria da Penha.
Também foram enfatizadas a importância da eleição da presidenta Dilma e a necessidade da ampliação da participação feminina em todos os setores.