Os delegados dos sindicatos filiados à CUT-ES, reunidos durante o Congresso Estadual (Concut) realizado de 24 a 26 de maio elegeram a nova direção da CUT-ES.
O atual presidente da central, José Carlos Nunes, foi reeleito para a presidência e o Sinergia-ES continua representado na direção executiva da Central com a secretária de Mulheres Trabalhadoras, Maria Margaret Belmiro Lima, que é a atual secretária de Comunicação do Sindicato. O presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), será suplente na direção plena.
A delegação do Sinergia-ES no congresso teve ainda como delegados os diretores Paulo Sérgio Valadares, Marino Mattos, Itamar Gaviorno, Cláudio Campos de Souza, Ana Lúcia Nunes e Fátima Zanoni.
No congresso foram discutidos os temas conjuntura estadual, balanço da gestão, planos de lutas e estratégias, plataforma dos trabalhadores para as Eleições 2012, política de finanças e prestação de contas e políticas organizativas.
As discussões realizadas durante o Cecut serão levadas para o 11º Congresso Nacional da CUT, de 9 a 13 de julho, em São Paulo, que terá como tema principal a liberdade e autonomia sindical, ou seja, democratizar as relações de trabalho para garantir e ampliar direitos. Este congresso dará continuidade ao debate sobre a atualização do projeto organizativo, reafirmando a luta por liberdade e autonomia sindical.
Neste ano, o Concut terá uma tarefa importante que é refletir e elaborar propostas sobre o país que queremos para as próximas décadas, baseado nas concepções de desenvolvimento tendo como centro a valorização do trabalho, a ampliação do papel redistributivo e democrático do Estado.