O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), do qual está participando o diretor do Sinergia-ES, Paulo Sérgio Valadares, se reuniu com a direção da Eletrobrás e reafirmou a importância do Acordo Coletivo 2012/2013 refletir o reconhecimento do valor de cada trabalhador do Sistema. Para isso, é necessário que sejam atendidas reivindicações como ganho real, PLR, plano de saúde unificado e extensivo aos aposentados, melhorias no PCR e valorização da categoria.
O CNE lembrou que os/as trabalhadores/as do Sistema Eletrobras aumentaram sua produtividade e merecem ganho real, pois são uma categoria estratégica para a manutenção do crescimento econômico nacional e querem mais respeito em suas reivindicações.
No que diz respeito à PLR 2011 está sendo reivindicado pelos trabalhadores o pagamento de duas folhas. Para a aplicação do mérito está sendo cobrado o pagamento imediato do 1% conforme estabelecido no ACT. Para aqueles (as) trabalhadores (as) que por ventura ficarem de fora, que seja garantido também o percentual baseado na antiguidade de acordo com o PCR. Para o CNE, o compromisso é que seja pago 1,5% para todos conforme negociação acordada ano passado.
Com relação ao plano de saúde, o Coletivo lembra que este ponto é fundamental para todos/as o/as trabalhadores/as.