A Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), autarquia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), criou o Comitê Estratégico Estadual de Energia (Ceenergia), com objetivo principal de propor estudos, pesquisa, ações, planos e programas estratégicos para o setor de energia do Estado. O presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho) e o diretor Paulo Sérgio Valadares integram o Comitê como titular e suplente, respectivamente.
A primeira reunião do Comitê aconteceu no dia 10/09, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O diretor geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, ressaltou a importância de um olhar diferente para área de energia, pela importância e potencialidade e a necessidade do setor pensar em ser sustentável. “O nosso governador Renato Casagrande apoia o Comitê e considera a energia um dos assuntos mais importantes da atualidade por ser o indutor do desenvolvimento. A Aspe é uma das poucas agências do país a criar este comitê e queremos ser referência em eficiência energética e sustentabilidade”.
Nesta primeira reunião foram criados dois grupos de trabalho: um sobre o planejamento energético estadual e outro sobre tarifa de energia elétrica, para num prazo de 120 dias apresentarem propostas de ações para essas áreas.
O comitê é presidido pela Aspe e é composto pelas seguintes instituições: Ufes, Ifes, Findes, Movimento Espírito Santo em Ação, representantes do setor de petróleo e gás no Estado, representantes das concessionárias distribuidoras de energia elétrica, Furnas Centrais Elétricas, representante da concessionária distribuidora de gás, CREA, Sinergia-ES, Amunes, e secretarias de Estado de Desenvolvimento; Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho; Agricultura; Meio Ambiente; Planejamento; e Procuradoria Geral do Estado.