Os/as trabalhadores/as da Escelsa e Energest, em assembleias realizadas no dia 23/09, nas localidades de Itarana, Usina Mascarenhas, Nova Venécia, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Alto Lage, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e COC-Carapina, aprovaram a pauta de reivindicações para a negociação coletiva do ACT 2013/2014.
Entre as prioridades elencadas pela categoria está o reajuste salarial de 12,76%, que engloba ganho real e parte da recomposição da perda acumulada. Os/as trabalhadores/as buscam também garantia de emprego, melhoria nos planos de saúde e odontológico, ampliação dos benefícios sociais e estabilidade dos cipeiros.A pauta foi entregue às empresas e a primeira rodada de negociação acontecerá na segunda quinzena de outubro.
“Em setembro, o Grupo EDP mudou seu gestor de RH e nós trabalhadores/as vamos iniciar uma negociação coletiva sem saber a política que será adotada na condução das reuniões para discutir o ACT. Desde já, reafirmamos que manteremos como base de negociação as cláusulas do atual acordo e que buscaremos reajuste salarial com ganho real e a conquista de novos benefícios. É fundamental que a categoria e o sindicato estejam unidos e mobilizados para as ações que forem necessárias para conseguirmos um acordo satisfatório”, ressaltou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).