Após quatro meses de negociação e três rejeições de propostas pela categoria, os/as trabalhadores/as da Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM) e Santa Maria Participações aprovaram o Acordo Coletivo 2014/2015.
Os/as trabalhadores/as conquistaram 6,5% de reajuste salarial, aumento no programa-alimentação que salta de R$ 55,00 para R$ 150,00 e elevação da idade para 16 anos dos dependentes para cobertura pelo plano de saúde.
O Sinergia-ES também discutiu com a empresa sobre o tratamento diferenciado que a Luz e Força Santa Maria está dando aos trabalhadores que vão trabalhar durante todo o dia fora da sede de Colatina e que estão precisando levar marmita para se alimentar.
Quanto a essa forma desrespeitosa de tratar esses trabalhadores/as, a empresa afirmou que irá analisar a situação e tomar as providências necessárias para solucionar o problema.]
“Foi uma negociação difícil e a união da categoria e apoio às ações do Sinergia-ES foram indispensáveis para se conseguir os avanços alcançados. Precisamos estar cada vez mais fortalecidos para buscarmos melhorias constantes para a categoria”, afirmou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).