Sinergia-ES participa de manifestações nacionais contra o PL 4330 da terceirização do trabalho

No dia 15/04 aconteceu o “Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330", convocado pelas centrais sindicais e realizado em todo o Brasil. A  mobilização foi realizada após a aprovação na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, do texto-base do projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização para todas as atividades das empresas.

O presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), afirmou que o sindicato irá apoiar qualquer movimento nacional ou local que tenha como objetivo a defesa da classe trabalhadora. “Acordamos cedo, nos unimos e conseguimos sensibilizar a população com nossa manifestação em várias ruas da cidade”, ressaltou.

Em Vitória, centenas de manifestantes se concentraram em pontos estratégicos para impedir o retrocesso que esse projeto de lei representa. Centrais sindicais, população, estudantes e trabalhadores/as utilizaram carros de som para gritar palavras de ordem, como “Não à terceirização”.

No entanto, apesar da importância do protesto, um grupo de manifestantes foi rechaçado pela Polícia Militar em Vitória com gás lacrimogêneo e balas de borracha. Várias pessoas saíram feridas.

"Estamos nas ruas para defender a população, os direitos dos trabalhadores. Mesmo assim, fomos recebidos com violência pela PM", frisou o secretário de Comunicação, Silvio Toscano.

 

29 de maio

Um novo protesto contra o PL 4330 aconteceu no dia 29/05 quando a CUT, diversas centrais sindicais e movimentos sociais se uniram e realizaram o «Dia Nacional de Manifestações e Paralisações”.  O dia de paralisações contou com a mobilização dos/as trabalhadores/as contra a onda conservadora que quer derrubar os direitos conquistados.

No Espírito Santo, os protestos aconteceram pela manhã em frente à Assembleia Legislativa e em frente à Ufes. Na ocasião, o Sinergia-ES e os/as trabalhadores/as das empreiteiras, que estavam em negociação coletiva da Convenção Coletiva de Trabalho(CCT), paralisaram suas atividades na Grande Vitória e interior do estado..