Sinergia-ES e EDP discutem sobre vacinação para eletricitários/as e melhorias nos planos de saúde e odontológico

A vacinação contra a covid-19 já é uma realidade para os/as trabalhadores/as eletricitários/as. No último dia 15/07, o governo do Estado anunciou a inclusão dos/as trabalhadores/as da indústria como prioridade para receber a vacina. Esse era um pleito do Sinergia-ES, que vem reivindicando desde o início do ano a vacinação para a categoria, à Secretaria de Estado de Saúde, Findes/Sindfer e EDP.

A vacinação para os/as trabalhadores/as em energia foi um dos assuntos da reunião entre o Sinergia-ES e a EDP, realizada no dia 15/07, quando a empresa informou que os/as empregados/as da empresa e das prestadoras de serviço em energia estavam na listagem do governo para receber a vacina contra covid-19 a partir daquele dia.

 Essa decisão foi uma vitória para os/as eletricitários/as capixabas e o reconhecimento da importância desses profissionais que foram para as ruas e não pararam de trabalhar em momento algum durante a pandemia, mantendo o fornecimento de energia com qualidade, que é o pilar de todos os outros setores econômicos.

Negociação Coletiva

Com relação à negociação coletiva 2021/2022, o Sinergia-ES entregou às empresas a pauta de reivindicações aprovada em assembleias pelos/as trabalhadores/as. A direção do sindicato ressaltou o empenho e o compromisso dos/as trabalhadores/as, nesse período de pandemia, com a sociedade, com os resultados positivos dos índices de qualidade e lucratividade da empresa, e que merecem ser reconhecidos no processo de negociação do ACT.

Outras reivindicações

Outros assuntos importantes também foram discutidos na reunião entre o Sindicato e a EDP, entre eles questões quanto aos planos de saúde e odontológico e à segurança do trabalhador.

Quanto ao plano de saúde, foi pedida, além de outras providências, a intermediação da EDP com a Unimed para a manutenção do atendimento do Hospital São Marcos em Nova Venécia. Com relação ao plano odontológico, vem sendo discutidas, durante o ano, melhorias de cobertura e procedimentos.

Após a reunião, a situação do atendimento do Hospital São Marcos foi resolvida, com a manutenção dos serviços.

 Questões como o retorno ao trabalho presencial, segurança do/a trabalhador/a, respeito a uma hora de almoço, apresentação do Programa Somos EDP, registro de ponto pelo celular, pagamento de periculosidade, sobreaviso, banco de horas e empreiteiras, entre outros assuntos, também foram abordados e continuarão em discussão entre o Sindicato e a empresa.

Um dos pontos de segurança abordado pelo Sinergia-ES foi o aumento da violência que infelizmente assola o nosso país e que tem trazido transtornos aos/as trabalhadores/as no que se refere a agressões verbais e físicas, além de roubos de celulares e WPA’s. O Sindicato reivindicou à empresa a adoção de medidas que visem proteger o/a trabalhador/a.