ONU Brasil lança campanha pelo fim da violência contra as mulheres

“Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é o tema da edição anual da campanha da ONU Brasil em apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Em todo o mundo, a ONU está abordando o tema: “Pinte o mundo de laranja: fim da violência contra as mulheres, agora!”. A campanha da ONU Brasil pede união de esforços e de ações para garantir a vida e a dignidade a todas as mulheres e meninas, inclusive na recuperação da COVID-19. 

De acordo com a ONU Brasil, a pandemia exacerbou fatores de risco para a violência contra mulheres e meninas, incluindo desemprego e pobreza, e reforçou muitas das causas profundas, como estereótipos de gênero e normas sociais preconceituosas.

No Brasil, a campanha deste ano pretende evidenciar que a violência contra mulheres e meninas além de ocorrer no ambiente privado: dentro de casa ou no corpo (ideia de que seja apenas a violência doméstica e a violência sexual), também está presente em espaços públicos, no ambiente de trabalho, na política institucional, nos esportes, nos ambientes online, nos meios de comunicação, e também no contexto da promoção e defesa de direitos.

No período de 20/11 a 10/12 foram realizadas ações direcionadas a ampliar a conscientização e responsabilização de toda a sociedade e suas instâncias para a realidade da violência contra as mulheres e meninas e chamar para a ação conjunta, em um concreto engajamento.

Uma linha de ação da campanha é engajar homens e meninos como aliados dos direitos das mulheres e para atingir a igualdade de gênero, da qual eles também se beneficiam.