Sinergia-ES e EDP realizam reunião para discutir reivindicações dos/as trabalhadores/as

O Sinergia-ES realizou uma reunião com diretores da EDP Brasil e EDP-ES para discutir vários assuntos reivindicados pelos/as trabalhadores/as. O Sindicato levantou a questão da crescente insegurança dos/as trabalhadores/as das equipes de rua, que estão sendo vítimas de furtos e roubos, especialmente de celulares.

O Sinergia-ES reivindicou à empresa o fornecimento de telefones celulares para os/as empregados/as que precisam usar os aparelhos como instrumentos de trabalho, que é o caso dos/as eletricistas/as que fazem contato com a central via celular. Também foi reivindicado que os WPA’s tenham internet disponível para agilizar a comunicação e que os/as trabalhadores/as que tiveram seus celulares furtados sejam ressarcidos. A EDP afirmou que irá analisar os problemas e que em breve marcará uma nova reunião com o Sinergia-ES. 

Outro assunto abordado pelo Sinergia-ES foram as reclamações quanto à rede de atendimento e à cobertura dos procedimentos do plano odontológico. A empresa disse que abrirá um canal de diálogo sobre estas questões com o Sindicato até a negociação do ACT 2022/2023 na busca de melhorias.Desligamentos e escala.

O Sindicato também levantou a questão dos horários prolongados dos desligamentos e o número insuficiente de turmas para a realização dos serviços dentro do período programado, o que leva à exaustão do/a trabalhador/a e aumenta a possibilidade de acidentes. A EDP informou que irá rever alguns procedimentos e averiguar o fato apresentado pelo Sindicato de haver menos trabalhadores/as que o necessário para a realização do serviço, e voltará a conversar com o Sinergia-ES sobre o assunto.

Por fim, o Sinergia-ES abordou a situação dos horários de escalas demandados pela EDP às empreiteiras que não estão autorizados na Convenção Coletiva de Trabalho(CCT), ressaltando que esta prática gera grande transtorno e prejudica a rotina dos/as trabalhadores/as. A EDP ficou de verificar todos os casos e buscar adequação ao que está pactuado na CCT, e se houver necessidade de novos horários será conversado com o Sindicato.

PLR 2022

A PLR 2022 foi discutida novamente com a EDP-ES e a empresa ficou de apresentar uma proposta em uma reunião a ser agendada.Estiveram na reunião pelo Sinegia-ES, o presidente Marcelo Serafini; o secretário de Formação, Edson Wilson (Edinho), e o secretário Geral, Robson Nicolini. Representando a EDP Brasil estiveram o diretor de Risco e Segurança, Vanderlei Ferreira; o consultor de Relações Sindicais, Valdemir Teixeira; o gestor executivo de Saúde e Segurança do Trabalho, Hernandez Orsini; a gerente executiva de Gestão de Pessoas, Gláucia Santos e o advogado Breda Nites, e pela EDP-ES, o diretor de Distribuição e Comercial, Fernando Saliba.