Mais de 100 trabalhadores/as representantes dos setores de energia, saneamento, gás e meio ambiente participaram, de 12 a 14 de abril, do 11º Encontro Nacional dos Urbanitários(ENU), em Brasília.
Foram três dias de intenso debate sobre os direitos das categorias, a defesa das empresas públicas de energia e saneamento e a questão das privatizações que ameaçam a soberania nacional e os direitos à água, à energia e ao saneamento.
O Sinergia-ES esteve presente com o presidente Marcelo Serafini, o secretário de Formação, Edson Wilson (Edinho), e o secretário de Finanças, Elianderson Bernardes.
Segundo Edinho, o evento foi muito importante para discutir os desafios atuais dos/as trabalhadores/as do ramo urbanitário e, no caso dos eletricitários, especialmente a privatização da Eletrobrás.
Ao final do 11º ENU, os participantes definiram diretrizes de luta para o ramo urbanitário, incluindo os setores de energia, saneamento, gás e meio ambiente, com a constituição de dois Grupos de Trabalho(GTs), sendo um para tratar das questões de aposentadoria especial para trabalhadores/as em energia e outro das concessões de energia. Nos dois Gts o Sinergia-ES é representado pelo diretor Edinho.