O Fórum de Promoção da Liberdade Sindical no Espírito Santo realizou sua primeira reunião presencial, no dia 02/02, depois de um longo período de reuniões virtuais devido à pandemia do COVID-19.
A reunião contou com a participação de lideranças de diversas entidades sindicais, entre elas o Sinergia-ES, representado pelos diretores Robson Nicolini e Elianderson Bernardes, e vários temas foram abordados como aposentadoria especial, trabalho análogo à escravidão e redução de jornada de trabalho sem redução de salários.
De acordo com o coordenador, o procurador João Hilário, o Fórum cumpre o seu papel de estimular a organização coletiva de defesa dos interesses e direitos dos/as trabalhadores/as e de articulação das entidades.
“A defesa do regime democrático, da legislação trabalhista e da liberdade sindical se concretiza também na atuação do Fórum. O Ministério Público do Trabalho (MPT), através da coordenação local da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) é um dos integrantes”, ressaltou o procurador.
No dia 28/02, aconteceu o Ato de Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, em frente ao TRT, em Vitória-ES. O Sinergia-ES esteve representado pelos diretores Edson Wilson (Edinho) e Robson Nicolini.