Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 Sindicatos realizam audiências no Ministério da Previdência para discutir aposentadoria especial para setor de energia

A discussão sobre o retorno da aposentadoria especial para os trabalhadores do setor elétrico brasileiro está a todo vapor. No dia 22 de fevereiro, foram realizadas duas audiências importantes sobre o assunto.

A primeira aconteceu com o Secretário de Política de Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, que apresentou a redação do Decreto com a inclusão da radiação não ionizante na classificação dos agentes nocivos do anexo IV do regulamento da Previdência Social para aqueles com 25 anos de trabalho.

A bancada sindical composta pela FNU, SINERGIA-ES representado pelo presidente Edson Wilson (Edinho), STIU-DF, SINTRESC, SINDELETRO-CE, SINDURB- PE, SINDIELETRO-MG e SINERGIA-SP considerou importante a proposta em função de anos de luta, quando este direito foi retirado de forma arbitraria pelo governo FHC, em 1995.

Porém, as entidades alertam para a necessidade de se acompanhar as instruções normativas do INSS para saber quais trabalhadores e trabalhadoras terão a aposentadoria especial de volta.

A diferenciação com relação algumas atividades na redação do Ministério se baseou na resolução da ANEEL, que fala sobre o limite de tensão igual ou superior a 2,3 kV e o entendimento de trabalho no lugar da exposição a campos elétromagnéticos na área de geração, transmissão e distribuição em tensão primária de distribuição.

A bancada sindical falou da importância de se rediscutir essa redação, até mesmo para fazer justiça com todos os trabalhadores que se expõem diariamente a grandes riscos.

Na segunda Audiência (foto), com o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves; o Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild; e o consultor jurídico do INSS, a bancada sindical reafirmou que não pactuará a volta da aposentaria especial deixando de fora os trabalhadores eletricistas que trabalham na rede de distribuição, expostos e muito próximos a radiação não ionizante da rede primária.

"Consideramos um avanço o fato do Governo admitir o retorno da aposentadoria especial para o setor de energia. No entanto, vamos buscar uma proposta com redação que contemple a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do setor", ressaltou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).

A bancada sindical irá discutir com a ANEEL mudanças na resolução sobre o limite de tensão de 2.3kv estabelecido hoje para valores compatíveis que atendam os trabalhadores que atuam na rede de distribuição.

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View