No dia 2 de abril, um acidente de trabalho tirou a vida do instalador de linhas elétricas da Escelsa, Osmar de Souza Ramos, 44 anos. O trabalhador estava atuando em Cariacica-Sede quando recebeu uma descarga elétrica.
O Sinergia-ES denunciou o acidente à Delegacia Especializada em Acidentes de Trabalho (DEAT) para que seja feita a investigação do caso e realizou uma reunião com a Escelsa, no dia 5 de abril, para discutir sobre a segurança dos trabalhadores do setor elétrico.
O Sindicato reivindicou a ampliação do quadro primarizado das empresas, a não redução das turmas das empreiteiras e investimento no treinamento dos trabalhadores na questão da segurança, como formas de reduzir a carga de trabalho sobre os empregados da Escelsa e das terceirizadas, a fim de se evitar acidentes de trabalho.
A Escelsa se comprometeu em fazer verificação nos procedimentos de segurança e investir no treinamento dos trabalhadores.
O presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), ressaltou que os trabalhadores devem sempre avaliar a execução do trabalho e, em caso de risco à vida, precisam fazer valer o direito de recusa.
|