A Caminhada do Trabalhador, promovida pela CUT-ES no Dia 1º de Maio - Dia do/a Trabalhador/a reuniu mais de 5000 pessoas na orla de Camburi, em Vitória. Na caminhada aconteceu também o Grito da Terra Brasil, edição Espírito Santo, que pela segunda vez foi realizado pela Fetaes em conjunto com as atividades do 1º de Maio.
Durante o evento, lideranças sindicais dos trabalhadores urbanos, rurais e de movimentos populares de luta por cidadania subiram no carro de som e deram seu recado para a sociedade sobre suas lutas e suas reivindicações.
Manifestaram-se diretores(as) de vários sindicatos e federações, entre eles o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), além da representação significativa de movimentos populares, como o de luta por Moradia, povos indígenas, meio ambiente, entre outros.
A caminhada mostrou para a sociedade as reivindicações locais e as bandeiras nacionais de luta da CUT, passando pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, ratificações de convenções da OIT que preservam direitos dos trabalhadores, etc.
Outras atividades
A comemoração do Dia do/a Trabalhador/a não aconteceu apenas no dia 1º de Maio. A CUT realizou o 5º Torneio do Trabalhador de Futebol de Areia, no dia 17 de abril, quando o time do Sinergia-ES saiu vencedor.
No dia 18/05, o governador Renato Casagrande recebeu a pauta de reivindicações da CUT-ES com temas como a instituição de um piso salarial estadual superior ao salário mínimo, a criação de uma universidade estadual, investimento em políticas públicas para qualificação e requalificação profissional e geração de emprego e renda, políticas voltadas para o pequeno agricultor e agricultura familiar, políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, habitação, para as mulheres entre muitas outras.
O presidente da CUT-/ES, José Carlos Nunes, destacou a importância de o governador do Estado receber os movimentos sociais para apreciar suas reivindicações. Explicou que o documento entregue é fruto de muita discussão acerca dos problemas vividos diariamente pelos trabalhadores/as urbanos e rurais e também pelos movimentos populares que reivindicam cidadania e melhores condições de vida.
O governador Renato Casagrande parabenizou a iniciativa e disse que cobrará de seu secretariado empenho no atendimento à pauta apresentada.
|