O dia 25 de novembro - De Enfrentamento da Violência contra a Mulher - é um dia de luta e de comemoração para as mulheres do Brasil. Há seis anos foi criada a Lei Maria da Penha e, de la para cá, as mulheres brasileiras estão mais organizadas e amparadas contra a volência.
De acordo com a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-ES e secretária de Comunicação do Sinergia-ES, Maria Margaret Belmiro Lima, por causa de sua organização no Estado, as mulheres alcançaram conquistas importantes, entre elas, uma delegacia especializada em combate à violência contra a mulher, que funciona 24 horas,em Vitória. Outraconquista, segundo a secretária, foi a aprovação da paridade nas entidades sindicais da CUT, que aumentará a participação das mulheres nos espaços institucionais e de poder.
No entanto, Margaret alerta para que as mulheres busquem mais informações, sobretudo sobre a Lei Maria da Penha. “Muitas mulheres ainda não conhecem bem a lei e ficam com medo de denunciar seus agressores. É importante que todas acreditem neste instrumento de proteção”, ressaltou.
Para lembrar a data de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, a CUT-ES realizará atividades a partir do dia 20/11. Neste dia haverá apresentação de um filme alusivo ao tema e no dia 30/11, a atividade da CUT-ES Samba da Igualdade será voltada para o combate da violência contra a mulher, a partir das 18 horas, na Escadaria da CUT-ES, Centro-Vitória.
|