Os/as trabalhadores/as eletricitários/as e de diversas categorias estiveram no dia 1º de maio - Dia do/a Trabalhador/a na atividade realizada pela CUT-ES, na orla de Camburi, em Vitória.Os/as trabalhadores/as saíram em caminhada da Praça dos Namorados e foram até o palanque montado na praia, onde aconteceu um ato político e shows musicais.
Pela manhã, os sindicatos filiados à Central estiveram na entrega da pauta dos trabalhadores ao governo do Estado. Entre as reivindicações estão a criação de uma Universidade Pública Estadual e a instituição de um Piso Salarial Estadual superior ao valor do salário mínimo. Os trabalhadores também reivindicam a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário e lutam contra a terceirização.
O presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), ressaltou os avanços que os/as trabalhadores/as vem obtendo nos últimos anos, frutos da atuação das entidades sindicais e do diálogo com o governo federal.
“Não podemos nos deixar enganar pelo que a mídia conservadora e os partidos tradicionais divulgam contra a classe trabalhadora. O interesse deles é apenas retornar ao poder. Nós, trabalhadores/as temos nos últimos 10 anos um período de avanços e não podemos aceitar o retrocesso. Há uma década temos geração de empregos, aumento do salário médio real, valorização do salário mínimo, investimentos na educação, etc.”, Lembrou Edinho.
|