Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 #DitaduraNuncaMais

Há 50 anos, o Brasil iniciava um dos períodos mais nebulosos de sua história: a Ditadura Militar, que foi instaurada a partir do golpe no dia 1º de abril de 1964, que derrubou o Presidente Jango. Um regime militar e autoritário passou a vigorar no País por 21 anos e a partir daí teve inicio uma época de horror, com tortura, morte e exílio de quem lutava por democracia. Até hoje, muitas famílias ainda procuram os corpos de seus entes queridos e buscam justiça. 

Mas esta história, que para muitas pessoas é relembrada com dor e sofrimento, para outras, principalmente os mais jovens,  apenas é conhecida pelo que se estuda em poucas aulas na escola. Na maioria das vezes, é repassada como fatos longe da sua realidade, omitindo-se informações e não levando ao questionamento e à reflexão.

É preciso que pais e mães ajudem seus filhos e filhas a entenderam o que se passou nesse período histórico brasileiro.

Fundamental é que se entenda que a democracia hoje experimentada por todos, onde as pessoas vão para a internet e expressam suas ideias; saem às ruas com a roupa que quiserem, conforme a ideologia que seguem; ouvem as músicas e assistem aos filmes que desejarem, só é possível por que muitas pessoas lutaram e morreram na busca pela liberdade politica no Brasil.

Portanto, neste cinquentenário de resistência ao golpe militar, cabe a nós, cidadãos/as brasileiros/as, que vivemos em uma recém democracia, estarmos atentos e questionarmos o que recebemos da midia, pois as mesmas empresas detentoras dos jornais, revistas e tvs no Brasil que apoiavam o regime militar e suas atrocidades, continuam no poder, produzindo e transmitindo o que é de seu interesse, cumprindo o seu papel de articulador político da direita conservadora, a mesma fomentadora do golpe militar de 1964.

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View