Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 Sindicato recebe nova Carta Sindical com ampliação de representação dos/as trabalhadores/as

 

No dia 24 de julho, o Sinergia-es alcançou uma importante conquista. Após anos pleiteando no Ministério do Trabalho, o Sindicato recebeu sua nova certidão (Carta Sindical).

O Sinergia-ES protocolou em 2012 o pedido de alteração estatutária, onde reformulou todo seu estatuto, adequando a nova realidade da categoria à legislação atual, regularizando definitivamente a representação dos/as trabalhadores/as das prestadoras de serviço em energia e estendendo sua base de representação com a inclusão dos/as trabalhadores/as em empresas de gás canalizado residencial, comercial, hospitalar e industrial e trabalhadores/as nas prestadoras de serviços nas empresas citadas acima, garantindo, assim, a representatividade de todos/as os/as trabalhadores em energia do estado do Espírito Santo.

A primeira Carta Sindical do Sinergia-ES foi inscrita no livro 14 no ano de 1944 e teve a data de sua assinatura em 27/01/1945, tendo como entidade fundante a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Energia Hidro Elétrica do Estado do Espírito Santo.

O primeiro Estatuto do Sindicato foi registrado em 1970 e a primeira alteração sindical aconteceu em 1983 quando houve mudança da denominação da entidade para Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Estado do Espírito Santo (Sindees) e ajuste na representação conforme a legislação da época.

A partir daí, a legislação sofreu muitas modificações, assim como a relação capital trabalho, que foram acompanhadas pelas entidades sindicais.

De1983 a2007, foram realizadas várias tentativas de alteração do Estatuto no Ministério do Trabalho. No entanto, nenhuma teve êxito, ficando as mudanças registradas em cartório.

Em2012, adireção do Sinergia-ES entrou com novo pedido de alteração do estatuto e, no dia 28/05, a nova certidão foi publicada no Diário Oficial da União.

“Ao longo destes anos, o Sinergia-ES veio ganhando respeito da categoria e credibilidade da sociedade capixaba. Conseguir este documento final do Ministério do Trabalho, discriminando nossa base de representação, agora com inclusão do setor de gás canalizado, nos fortalece ainda mais para continuarmos o trabalho tão importante que é a defesa dos diretos da categoria eletricitária no ES”, frisou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).

 

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View