Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 MME supera metas do setor elétrico e avança em todas as áreas em 2014, afirma Lobão

O Ministério de Minas e Energia (MME) superou a maioria das metas estabelecidas para o setor energético brasileiro em 2014, conforme o balanço de atividades promovido na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, em reunião presidida pelo Ministro Edison Lobão, com a participação dos secretários setoriais, técnicos e assessores do Ministério. 

No setor elétrico, de acordo com relato do Secretário Ildo Grüdtner, foram adicionado quase 7 mil MW de geração de energia elétrica no ano, superando a meta definida para 2014, de 6 mil MW. Em transmissão, foram concluídos 8.071 km de novas linhas, também acima da meta para o ano, de 6.813 km. Ainda se destacam nessa área as ações do grupo de trabalho da Copa do Mundo, que garantiram o atendimento com segurança para os jogos, monitorando as obras de distribuição para o torneio, com a realização de 27 inspeções técnicas e 35 inspeções em estádios e aeroportos.

Na área de petróleo e gás, os destaques foram a aprovação da 13ª rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural e os sucessivos recordes de produção. Em sua exposição, o Secretário de Petróleo e Gás, Marco Antonio Martins Almeida, afirmou que a produção média de petróleo e LGN alcançou 2,309 milhões de barris/dia no ano até outubro, e a produção média de gás natural foi de 86,2 milhões de m³/dia no mesmo período.

O Ministro Edison Lobão comemorou os resultados e destacou a atuação dos secretários e técnicos. Ele disse que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor elétrico neste ano, como a hidrologia desfavorável, o MME teve um desempenho notável, graças ao empenho e à capacidade de seus técnicos, garantindo o sucesso das ações e a segurança energética.

"Foram conquistas significativas, e outras virão. Quando se tem confiança no que se faz, chegamos aos objetivos, e sempre chegaremos com a segurança que o interesse nacional exige", afirmou o Ministro.

O Secretário de Geologia e Mineração, Carlos Nogueira, apresentou as ações de sua área em 2014, como a obtenção de autorização junto à ISBA para pesquisar e explorar recursos minerais em águas internacionais, na Elevação do Rio Grande. Ele também citou os trabalhos para criação de regras do uso de remineralizadores na agricultura.

O Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura, apontou os trabalhos realizados ao longo deste ano para promover os diversos leilões de compra de energia, com a publicação das garantias físicas dos empreendimentos. Os estudos promovidos nessa área e os boletins setoriais publicados ao longo do ano, a conclusão do PDE 2023, e a apresentação dos estudos do PNE 2050 também mereceram destaque.

Após as exposições, o Secretário-Executivo Márcio Zimmermann parabenizou a equipe do Ministério, que conseguiu tomar decisões acertadas e responsáveis mesmo em um ano com poucas chuvas.

“Quando somamos todas as ações feitas e os cuidados tomados, pensando em longo prazo, e se monta uma equipe como a do Ministério, conseguimos atravessar com tranquilidade todos os desafios que tivemos neste ano. Esse é um setor que nunca para de ter desafios, mas sabemos que nossa equipe está preparada para isso”, afirmou.

No encerramento da reunião de balanço, o Ministro Edison Lobão congratulou os integrantes da Pasta e lembrou que as previsões pessimistas feitas ao longo do ano não se concretizaram.

“Este ano foi dramático para a ação do Ministério no setor de energia elétrica. Propalou-se um pessimismo doentio sobre a situação energética do Brasil. Os chamados especialistas, muitos dos quais se limitaram a criticar o que havia sido feito, afirmavam que caminhávamos para o desastre, para o desconhecido e inaceitável. Estamos chegando no dia 31 de dezembro sem que as tragédias anunciadas e, talvez até desejadas por alguns, tenham ocorrido”, afirmou Lobão.

 

www.mme.gov.br

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View