A InterSindical de Furnas realizou na sede do Sinergia-ES, no dia 05/10, sua reunião quadrimestral para discutir reivindicações específicas dos/as trabalhadores/as de Furnas, após o fechamento da pauta nacional.
Entre os pontos elencados estão reajuste do auxílio creche a partir de janeiro de 2015, reajuste das diárias de despesas de viagens, cartão farmácia, banco de horas, bolsa transparência, reembolso de medicamentos, entre outros.
De acordo com o secretário de Finanças do sindicato, Paulo Valadares, a InterSindical debateu as reivindicações que foram apresentadas à empresa no dia 4/10. Uma das principais demandas da categoria é a solução para os problemas do banco de horas.
A direção do Sinergia-ES levará as propostas que serão apresentadas por Furnas para apreciação em assembleia com os/as trabalhadores/as.
Rede Vida Viva: Sinergia-ES realiza ações de saúde e segurança com trabalhadores/as
Após a participação do Sinergia-ES no Encontro Nacional de Monitores da Rede Vida Viva, no mês de agosto, e no curso de Monitores da Rede, em setembro, foram realizadas ações de saúde e segurança com os/as trabalhadores/as em energia de empreiteiras.
Os monitores do Sinergia-ES, Cláudio Campos e Alice Bridi promoveram, no dia 9/10, atividades com os eletricistas da Engelmig de Linhares, e no dia 20/10, com os leituristas da Engelmig de Piúma.
Os/as trabalhadores/as foram conscientizados sobre a importância da prevenção do adoecimento a que estão expostos no local de trabalho e da participação nas ações sindicais.
“Colocamos em prática as estratégias de mapeamento de doenças que aprendemos nas oficinas de capacitação do projeto Vida Viva. Fizemos o trabalho de conscientizar o/a trabalhador/a sobre as prevenções dessas doenças, que geralmente são ocasionadas pelo trabalho”, explicou o Secretário de Saúde do Sindicato, Claudio Campos.
|