Os/as trabalhadores/as da Empresa Luz e Força Santa Maria(ELFSM) e Santa Maria Participações(SMP) aprovaram o ACT 2015/2016 em assembleias realizadas no dia 5 de janeiro. Foram seis reuniões com as empresas e quatro assembleias com a categoria até a aprovação do acordo. Apesar do cenário difícil em 2015, com as economias mundial e brasileira instáveis e crise hídrica afetando diretamente o setor elétrico, o Sinergia-ES realizou uma negociação coletiva com conquistas para os/as trabalhadores/as.
O ACT foi fechado com reajuste de 7% sobre os salários recebidos em 30/11/2015 e mais 3,48% sobre os salários de 31/03/2016; tíquete refeição/alimentação no valor de R$ 260,00 retroativo a dezembro de 2015, passando para R$ 300,00 a partir de 01/04/2016; ampliação de plano de saúde para dependentes até 18 anos de idade, entre outros benefícios. Os/as trabalhadores/as também garantiram a manutenção dos benefícios consquitados nos acordos anteriores e aprovaram a nova cláusula sobre taxa assistencial/negocial.
«Apesar das adversidades no cenário econômico e no setor elétrico, garantimos uma negociação sem retrocesso nos benefícios alcançados e com novas conquistas para a categoria como reajuste salarial com ganho real (10,72%), ampliação de 36,36% a partir de abril no valor do tiquete alimentação/refeição e melhorias nas claúsulas do seguro de vida e de plano de saúde para dependentes. Foi fundamental o apoio dos/as trabalhadores/as para que a negociação fosse positiva. Contamos com a categoria para continuarmos nosso trabalho em defesa dos direitos dos/as eletricitários/as», ressaltou o presidente do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho).
|