Milhares de trabalhadores/as de diversas categorias profissionais de sindicatos filiados à CUT participaram do Ato em comemoração ao Dia do/a Trabalhador/a (1º de Maio), realizado na Praia de Camburi, em Vitoria.
Lideranças dos movimentos sociais e sindicais, entre eles o Sinergia-ES, utilizaram o momento para denunciar à sociedade o golpe contra a democracia realizado pela direita conservadora e a elite brasileira, cujo interesse é atacar a classe trabalhadora, aplicando novamente o neoliberalismo no Brasil com privatizações de empresas públicas, gerando demissões e destruindo os direitos dos trabalhadores.
Com o discurso de acabar com a corrupção, os golpistas ligados ao empresariado abrem espaço para colocar em prática suas ações que precarizam o trabalho, arrocham o trabalhador e afligem as pessoas mais simples, com a terceirização de todas atividades, o fim das políticas sociais e a dificultação da aposentadoria.
Além de denunciar toda a armação orquestrada pela elite, mídia e partidos de direita, as lideranças convocaram os/as trabalhadores/as e a sociedade para se unirem e não deixarem que sejam colocados em prática os retrocessos propostos. A hora, segundo os participantes, é de resistência e mobilização constante.
|