A comissão de negociação dos/as trabalhadores/as, formada pelos diretores do Sinergia-ES Marcelo Serafini, Edson Wilson (Edinho) e Elianderson Bernardes, além do técnico industrial Marconi Mota e o engenheiro Ari Medina, realizou, no dia 30/09, a primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/22 com a comissão do grupo EDP.
A comissão dos/as trabalhadores/as fez a leitura integral da pauta de reivindicações e ressaltou a importância de negociar um Acordo Coletivo que valorize os/as empregados/as, com reajuste salarial e benefícios que contemplem essa categoria que está na linha de frente do desenvolvimento da sociedade.
Entre as principais reivindicações estão reajuste salarial e nos benefícios que recomponha as perdas da inflação (IPCA) mais 5% de ganho real, piso salarial de R$ 1.829,00, pagamento de 13ª cartela de vale-alimentação/refeição, abono salarial no valor de uma remuneração e pagamento integral de vale-alimentação/refeição nas férias.
“O momento do Brasil é crítico para os/as trabalhadores/as. Com a inflação alta, os salários estão sendo achatados e o poder de compra cada vez mais reduzido. O preço dos alimentos está altíssimo. O arroz subiu quase 70% e o óleo de cozinha quase 90%, em um ano. Com a gasolina, a carne e o gás de cozinha tendo aumentos constantes, os/as trabalhadores/as estão fazendo malabarismo para sobreviverem”, afirmou o diretor Edson Wilson (Edinho).
No entanto, enquanto trabalhadores/as passam aperto, muitas empresas continuam lucrando. O setor de energia é um deles. “É preciso reservar uma fatia do lucro para os/as trabalhadores/as, que são os/as grandes responsáveis pelo desempenho positivo das empresas. Os/as empregados/as devem ser compensados pelo bom resultado, com salários justos e benefícios que ajudem a melhorar a sua qualidade de vida”, ressaltou Edinho.
A data-base dos/as trabalhadores/as das empresas do grupo EDP é 1º de outubro e o ACT em vigor está estendido. O Sinergia-ES vem se empenhando em buscar acordos coletivos que garantam todos os atuais benefícios e conquistem melhorias para os/as eletricitários/as capixabas.
|