Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 Diretoria do Sinergia-ES participa de Seminário de Formação

O Sinergia-ES realizou, juntamente com a reunião do sistema diretivo do mês de julho, um seminário de Formação Sindical para os/as diretores/as do Sindicato. O evento contou com palestras da diretora estadual do Dieese, Sandra Pin Bortolon, e do professor e economista, Helder Gomes, além da presença da presidenta da CUT-ES, Clemilde Cortes.

Em sua palestra, a diretora do Dieese fez uma análise dos momentos da economia brasileira ao longo dos anos, ressaltando a evolução do salário mínimo e de vários indicadores como o PIB mundial e brasileiro, a inflação, taxa de juros e IPCA.Sandra também apresentou questões do mundo do trabalho e as negociações coletivas ao longo das últimas duas décadas, ressaltando as perdas dos/as trabalhadores/as, principalmente nos últimos anos com as reformas da Previdência e Trabalhista.

O professor Helder Gomes fez um apanhado das conjunturas internacional e nacional e levantou questões sobre o desafio da humanidade, as perspectivas para o Brasil e as dificuldades de organização dos/as trabalhadores/as.

Por fim, os/as diretores/as do Sinergia-ES assistiram ao filme Chão de Fábrica, dirigido pelo cineasta Renato Tapajós, que é um documentário sobre a história da luta dos/as trabalhadores/as brasileiros/as desde 1978 até os dias atuais, com enfoque no movimento sindical.

O secretário de Formação do Sinergia-ES, Edson Wilson(Edinho), destacou a importância do evento para a direção do Sindicato. “É preciso entender porque é tão fundamental que haja sindicatos de trabalhadores e que estes sejam fortes. Inclusive, os/as trabalhadores/as têm que saber que as empresas também têm sindicatos, os patronais.a Com uma entidade respeitada e apoiada pela categoria se consegue equilibrar as forças nos embates diários com os patrões”, frisou Edinho.


Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View