Eletricitários/as de diversas entidades sindicais estiveram, no dia 09/08, na Câmara dos Deputados, para lançar a Campanha em Defesa da Aposentadoria Especial dos Eletricitários, durante o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.
O secretário de Formação do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), faz parte do Grupo de Trabalho Nacional para discutir as questões quanto à aposentadoria especial e participou do lançamento da Frente. “Estive com vários/as deputados/as para reivindicar o retorno da aposentadoria especial para os/as trabalhadores/as que atuam em área de risco, especialmente os/as eletricitários/as que diariamente estão expostos ao risco de acidentes com energia elétrica. A deputada federal aqui do estado, Jack Rocha (PT-ES), se colocou à disposição também nesta luta», ressaltou Edinho.
O secretário-geral Confederação Nacional dos Urbanitários(CNU) e do Sinergia-MS, Elvio Vargas, representou a categoria e enfatizou a importância do direito à aposentadoria especial.
O senador Paulo Paim, coordenador da Frente, se comprometeu em lutar pelos eletricitários no Senado. A campanha conta com um vídeo para sensibilizar parlamentares e sociedade sobre a importância do direito à aposentadoria especial dos eletricitários que trabalham expostos todos os dias aos riscos de choque elétrico.
Os eletricitários perderem o direito à aposentadoria especial em 2019 juntamente com outras categorias, como mineiros e vigilantes, com a aprovação da Emenda 103(Reforma da Previdência).
|