Denúncias     Ficha de Filiação/Atualização Cadastral - Trabalhadores/as Ativos/as     Ficha Contribuinte/Atualização Cadastral - Aposentados/as     Fale Conosco  
 Luta por aposentadoria especial dos/as eletricitários/as continua

A luta pela aposentadoria especial dos eletricitários continua com diversas atividades junto aos/as deputados/as federais e ministros.O Grupo de Trabalho (GT) nacional de sindicalistas que trata o assunto, entre eles o secretário de Formação e Política Sindical do Sinergia-ES, Edson Wilson (Edinho), esteve em reunião com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no dia 6/11, e entregou um dossiê com documentos e argumentos sobre a importância da aposentadoria especial aos eletricitários.

Os/as eletricitários/as que trabalham expostos aos riscos de choque elétrico tiveram seu direito à aposentadoria especial dificultado em 2019, devido a idade mínima estipulada em 60 anos, e, agora, travam uma luta para ver aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 42/2023, para mudarem a situação.

Os dirigentes sindicais explicaram ao ministro que é inquestionável a necessidade de se preservar a integridade dos/as eletricitários/as que realizam atividades em condições especiais durante sua vida laboral, buscando o benefício da aposentadoria em condições dignas, física e mental, de forma que seja possível efetivamente usufruir do referido e justo benefício.

CampanhaEm agosto deste ano, houve o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, na Cmara dos Deputados, quando o GT dos eletricitários lançou a “Campanha em Defesa da Aposentadoria Especial dos Eletricitários”.

“Nossa reivindicação junto aos parlamentares e ministros é para a inclusão da categoria eletricitária no Projeto de Lei 245/2019, que foi aprovado pelo Senado e retorna com a aposentadoria especial, mas deixa de fora os/as trabalhadores/as do setor de energia. O projeto agora está tramitando na Câmara e é necessária a inclusão de uma emenda que atenda a nossa categoria. O GT já tem uma proposta que está apresentando aos ministros e deputados/as” afirmou Edinho.

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

Av Lourival Nunes, 486, Jardim Limoeiro - Serra - ES - CEP 29164-050 Telefone: (27) 3204-3000 - sinergia-es@sinergia-es.com.br
Copyright © 2010 All rights reserved - Powered by: Best View